Conselhos Visuais Dicas Lentes de Contacto

Perguntas frequentes sobre lentes de contato para crianças e adolescentes

Perguntas frequentes sobre lentes de contato para crianças e adolescentes

 

Se tem um filho ou adolescente, já sabe que eles têm ideias próprias. Isso inclui como querem vestir-se e o que querem fazer. O que fazer se o seu filho usar óculos e quiser mudar para lentes de contacto? Muitas pessoas acreditam erroneamente que apenas os adolescentes mais velhos podem usar lentes de contacto. Mas, graças aos avanços da tecnologia, isso não é verdade.

Saiba mais sobre que opções tem quando se trata de lentes de contacto para crianças. Com a ajuda de seu especialista, pode ajudar o seu filho a trocar os óculos por lentes. Isso pode ajudá-los a sentirem-se confiantes à medida que se adaptam a uma nova aparência e rotina.

E se a prescrição de seu filho mudar?

É uma crença antiga que, para que as lentes de contacto funcionem, crianças e adolescentes precisam ter a graduação estabilizada. A verdade é que até os olhos dos adultos mudam com o tempo. Os níveis de prescrição são simplesmente ajustados durante as visitas ao especialista.

Não há necessidade de levar o seu filho de volta ao oftalmologista para um ajuste antes do tempo normal da consulta – a menos que haja um problema. Se não puder ver claramente ou estiver com outros problemas relacionados com a visão, visite o médico.

Existe uma idade recomendada para usar lentes de contacto?

Outro equívoco é que as crianças precisam atingir uma certa idade para usar lentes de contacto. Embora possa levar algum tempo para qualquer pessoa se acostumar a usá-las, não existe uma idade inicial. Embora existam tendências diferentes para crianças que usam lentes de contacto , muito depende do especialista. Se o seu filho de 8 anos deseja começar a usar lentes de contacto, há especialistas que ficarão felizes em o ajudar.

Experimentar lentes de contacto pela primeira vez pode criar ansiedade. Assim como qualquer outra coisa que o seu filho aprenda, é preciso prática. Quanto mais vezes ele repetir o gesto, mais fácil será. Descubra o que seu filho quer fazer. Trabalhar com ele ajuda-os a compreender o processo. Se ambos estiverem interessados, dê o primeiro passo e consulte um especialista. Ele vai ajudar a orientar os dois quanto aos benefícios e responsabilidades inerentes às lentes de contacto.

As lentes de contato para crianças são caras?

 

Quando se trata de encomendar lentes de contacto para os filhos, os pais costumam hesitar por causa do custo associado aos óculos. Mas depois de trabalhar com o seu filho e ensiná-lo a maneira adequada de cuidar e manter as lentes, o processo é fácil.

Em contraste, os óculos duram mais e pode ser preciso ter substitutos. Isto é porque é preciso uns óculos de sol graduados, um par para a prática de desporto, ou até mesmo por segurança no caso de haver um acidente. Uma vez que as lentes de contacto se ajustam diretamente no olho, há um risco muito menor de partir e menos problemas associados a quedas ou até de os perder acidentalmente.

As lentes de contato podem oferecer ao seu filho ou adolescente uma maneira fácil de usar os óculos sem se preocupar com acidentes ou atrapalhar as atividades. Se isso acontecer, o custo da substituição é minúsculo em comparação com os óculos novos.

As crianças podem tratar das lentes de contacto sozinhas?

Quando se usa lentes de contacto, é importante seguir os protocolos de segurança para evitar a propagação de germes. Isso inclui lavar as mãos antes de manusear as lentes e armazená-las adequadamente. As crianças podem aprender facilmente as rotinas corretas.

Em casos de lentes reutilizáveis, uma boa solução de lentes de contacto irá mantê-las limpas. Se o seu filho está a começar, as descartáveis ​​diárias são uma opção que facilita o ajuste das lentes. As lentes vão para o lixo todas as noites, portanto a limpeza não é necessária.

As crianças e adolescentes devem aprender com o seu especialista como colocar e remover adequadamente as lentes de contato. Lembre-os de não irem para a cama com as lentes de contacto colocadas. Depois de aprenderem as regras adequadas para os cuidados básicos com lentes de contacto, não há motivo para o seu filho não ad usar. O truque é estabelecer uma rotina.

Aprenda quais são os possíveis problemas que ocorrem quando as lentes não são mantidas corretamente. Isso pode causar infecções nos olhos, abrasões da córnea e, em casos graves, cegueira. Além disso, os olhos podem ficar secos com o uso de lentes de contacto de forma prolongada. As crianças podem evitar isso usando colírios criados para o uso especifico de lentes de contato.

Retirá-las, mantê-las limpas e ir ao especialista regularmente pode prevenir esses problemas. Certifique-se de que o seu filho se sinta confiante para colocar e remover por conta própria durante o ajuste da lente.

Lentes de Contacto x óculos: há problemas de segurança?

Como mencionado anteriormente, pode partir ou perder os óculos. Mas e as crianças e adolescentes que praticam desporto e precisam ver com clareza e sem riscos? As lentes de contacto são uma opção mais segura do que os óculos.

Os jogadores de futebol, lutadores e qualquer pessoa envolvida em desportos de contacto podem tirar vantagem das lentes de contacto. Eles não têm que se preocupar com partir os óculos ou em sofrer danos oculares adicionais ao usar lentes de contacto.

As lentes de contacto podem ser fortalecedoras. Elas permitem que se veja sem o obstáculo dos óculos, que caem ou escorregam. Além disso, os óculos tendem a atrapalhar alguns equipamentos, como capacetes.

Quando se usa lentes de contacto, há poucas hipóteses de sofrer com os olhos magoados, que podem ser causados ​​pelo uso de óculos durante um desporto ou acidente. É mais fácil para o seu filho brincar e se concentrar no jogo, pois não terá de se preocupar com os óculos.

Saiba mais sobre lentes de contacto

Se está a  pensar em lentes de contacto para crianças, não há momento melhor do que o presente. Crianças a partir dos 8 anos podem usar lentes de contacto e manter rotinas seguras de limpeza e cuidados com sucesso. Isso permite que aproveitem a liberdade da visão sem óculos.

Com uma variedade de marcas no mercado, é fácil encontrar lentes que sejam confortáveis. Ajude seu filho a cuidar dos olhos e descobrir os benefícios das lentes de contacto. Se se está a perguntar se as lentes são adequados para o seu filho, marque uma consulta com um dos nossos especialistas hoje para saber mais.

CONTACTOS DAS LOJAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *