Conselhos Visuais Dicas

Conjuntivite em crianças

Conjuntivite em crianças

Conjuntivite em crianças

 

O que é inflamação da conjuntiva (conjuntivite)? E as crianças também podem ter?

A inflamação da conjuntiva (oficialmente conhecida como conjuntivite) ocorre como resultado de uma infeção do branco do olho e da parte interna das pálpebras. Os olhos então têm uma cor avermelhada, razão pela qual também é apelidado de olho rosa em inglês.

Crianças de todas as idades podem sofrer de conjuntivite, de bebês a crianças pequenas e crianças mais velhas, pois não são muito diferentes dos adultos. A diferença é que as crianças costumam se infetar a brincar com outras crianças, onde a probabilidade de aparecimento de bactérias é muito alta. O facto de ser uma doença contagiosa, na qual a higiene desempenha um papel importante, também desempenha o seu papel. Mas, em suma, as crianças raramente aguentam seguir as regras à risca, lavar as mãos com frequência suficiente e não tocar onde não deveriam (neste caso, os olhos).

A conjuntivite é causada por vírus ou bactérias, que muitas vezes causam outras infeções, principalmente no trato respiratório.

Porque – como escrevemos acima – a conjuntivite infantil é muito contagiosa, as crianças doentes devem ficar em casa até que estejam completamente curadas.

 

Quais são os sintomas da conjuntivite?

Os sintomas variam dependendo do que está a causar a inflamação. Olhos vermelhos, encovados ou inchados são comuns em crianças. Outros indicadores de conjuntivite incluem coceira, ardor ou cílios presos, especialmente pela manhã.

 

Outros sintomas em crianças são os seguintes:

  • lacrimejamento excessivo
  • ardência ou coceira nos olhos
  • secreção mucosa espessa
  • inchaço das pálpebras e gânglios linfáticos na mandíbula, muitas vezes também na frente da orelha
  • vermelhidão de um ou ambos os olhos
  • aumento da sensibilidade à luz
  • infeção do trato respiratório superior
  • visão ligeiramente turva

 

Tipos de conjuntivite

  1. Bacteriana: Este tipo de conjuntivite pode afetar apenas um olho ou ambos ao mesmo tempo. Os olhos também podem secretar quantidades excessivas de muco em defesa contra outras bactérias.
  2. Viral: O tipo mais comum de conjuntivite é de origem viral. É também o mais contagioso. Primeiro um olho é atacado, o vírus espalha-se para o outro passado uns dias. Este tipo causa lacrimejamento excessivo. O vírus pode se espalhar para outras partes do corpo, geralmente para os gânglios linfáticos na mandíbula e no ouvido, que então incham como resultado da infeção.
  3. Neonatal: Este tipo ocorre apenas em recém-nascidos. É causada por bactérias perigosas às quais as crianças são expostas logo após o nascimento.

 

Como é tratada a conjuntivite?

As opções de tratamento variam de acordo com sua causa e gravidade. Não use lentes de contato ou maquiagem até que seja completamente removida. Jogue fora as lentes de contato usadas, a solução e a maquiagem que entraram em contato com os olhos afetados para evitar a recontaminação.

 

Tratamento da conjuntivite viral

Se sofre de conjuntivite viral, a causa principal é provavelmente uma constipação. Esta inflamação pode durar até 14 dias e desaparecer por conta própria. É importante saber que se o “infrator” original for um vírus, os antibióticos não ajudarão.

 

Tratamento da conjuntivite bacteriana

Se a conjuntivite for causada por uma infeção bacteriana, será tratada com antibióticos. Deve ser usado regularmente. Eles podem tomar a forma de comprimidos, pomadas ou gotas para os olhos. Em qualquer caso, um médico deve prescrevê-los, definitivamente não tome antibióticos.

 

Tratamento da conjuntivite causada por irritação

Se irritantes causaram a inflamação, lave-os dos olhos por cinco minutos com uma solução estéril. Isso evitará que a substância irritante se instale no olho e danifique-o. Ao mesmo tempo, melhorará a saúde dos seus olhos de maneira não invasiva.

 

Como prevenir a conjuntivite?

  • Lave as mãos regularmente e mantenha-as limpas com sabonetes ou desinfetantes antibacterianos, especialmente antes e depois de comer ou quando precisar tocar nos olhos – por exemplo, ao trocar lentes de contato ou colocar maquiagem.
  • Lave os olhos várias vezes ao dia para evitar que as bactérias se instalem neles. Essa prevenção é especialmente importante se você usar maquiagem.
  • Troque a fronha regularmente. É nele que as bactérias que causam a infeção costumam se instalar.
  • Se você já tem conjuntivite, definitivamente não esfregue os olhos, pois isso pioraria ainda mais a situação. Use apenas um lenço limpo para limpar o muco do olho e jogue o lenço fora para que ninguém mais entre em contato com ele.
  • Nunca empreste lentes de contato, óculos, maquiagem para os olhos, colírios ou óculos de sol.
  • Se usa lentes de contato, definitivamente não reutilize as descartáveis. As lentes reutilizáveis ​​precisam ser cuidadosamente limpas antes de cada uso. O mesmo vale para os óculos.
  • Se lhe forem prescritos colírios, use apenas a quantidade recomendada. Embora as gotas o ajudem porque têm efeitos antibacterianos, usá-las em excesso pode irritar os olhos ou deixá-los vermelhos. O mesmo se aplica a outros medicamentos para conjuntivite, tome-os sempre conforme prescrito pelo seu médico.
  • Não cubra o olho, isso pode piorar a infeção. Em vez disso, use uma compressa embebida em água morna três a quatro vezes ao dia – primeiro ferva a água e depois deixe esfriar. Isso aliviará sua dor, o inchaço e a vermelhidão diminuirão.

ESTAMOS SEMPRE AQUI PARA AJUDAR

Se tiver dúvidas, as nossas equipas dedicadas de atendimento ao cliente estão apenas um clique ou ligue .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *